ENDOMETRIOSE

Uma batalha silenciosa que pode ser vencida!

Entenda a

ENDOMETRIOSE

Endometriose, a presença de tecido endometrial ectópico, afeta 25% a 50% das mulheres inférteis. A endometriose é uma doença sintomática em até 90% dos casos, caracterizada por cólicas menstruais intensas, dor profunda à relação sexual, dor para evacuar e urinar, podendo também ter presença de sangue “vivo” nas fezes e na urina no período menstrual. A dor pélvica crônica (dor em baixo ventre por mais de seis meses) não associada à menstruação pode ser uma sintomatologia da endometriose. Na mulher infértil com endometriose, a dor pode ou não estar presente.

Não há correspondência dos sintomas com a gravidade das lesões endometrióticas. Segundo a literatura médica especializada, a evolução da doença endometriose é incerta, podendo ser progressiva, estável ou até mesmo regressiva. As pílulas anticoncepcionais hormonais minimizam sabidamente os sintomas de dor associados à endometriose. Deste modo, usuárias de pílulas desde a adolescência podem passar anos sem conhecimento da existência e da progressão da endometriose, o que contribui para o atraso do diagnóstico.

Perguntas Frequentes

A história clínica, o exame físico e os exames de imagem (ultrassonografia transvaginal, pós-procedimento intestinal e ressonância magnética) são ferramentas diagnósticas atuais. Tanto a ultrassonografia transvaginal como a ressonância magnética podem não detectar lesão alguma em estágios iniciais, ou seja, endometriose mínima e leve, segundo a classificação revisada da American Fertility Society.

O diagnóstico mais assertivo é feito somente pela videolaparoscopia (com o anatomopatológico).

Quando assintomática, o acompanhamento e a prevenção são essenciais. Em casos de dor significativa, tanto o tratamento clínico quanto o cirúrgico são considerações importantes. Já para quem enfrenta a infertilidade, o objetivo principal é alcançar uma gestação.

Deve-se priorizar a paciente e o casal, e não a lesão localizada de endometriose. Qualquer intervenção cirúrgica sobre os ovários pode causar dano ao patrimônio ovular, principalmente na exérese (retirada) dos endometriomas (cistos de endometriose no ovário), levando à diminuição da reserva ovariana, o que pode comprometer a fertilidade futura.

O tratamento da infertilidade na mulher com endometriose, geralmente, é realizado por técnicas de reprodução assistida (inseminação intrauterina ou FIVlICSI).

Como é feito?

O Congelamento de óvulos é um processo seguro, eficaz e relativamente simples que consiste nas seguintes etapas:

O que dizem nossas pacientes

Clínica Gazineu

A Clínica Gazineu, representada pelo Dr. Orlando Monteiro Jr, é especializada em Reprodução Humana Assistida, atuando na área desde 1995. A partir da investigação das causas da infertilidade conjugal, oferecemos todos os tratamentos necessários para a paciente.

Aqui você vai sentir toda confiança e segurança que precisa!

Dr. Orlando Monteiro Jr. é sinônimo da combinação perfeita entre humanização, conhecimento e tecnologia! Há 25 anos realizando sonhos da maternidade.

CRM/SP 73806 – CRM/MS 3256 – TEGO 568/95 – RQE – ginecologia e obstetrícia: 799 – RQE – Diagnóstico por Imagem / Ultrassonografia Geral: 3009 – RQE- Reprodução Assistida: 5823

Com o tratamento adequado, é possível enfrentar a endometriose e recuperar qualidade de vida.